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4 atitudes que fazem os clientes voltarem

Por Marcos Roberto Dias

Você sabe o que não deve ser feito por um vendedor? Provavelmente sim, ou pelo menos tem uma ideia. E as atitudes que fazem os clientes voltarem, conhece? Apontar erros é muito fácil, porém, devemos nos atentar aos comportamentos positivos e criar destaques chamativos. Neste post, selecionamos algumas dicas que te ajudarão com isso. Confira!

Por que boas atitudes fazem os clientes voltarem?

Você pode se perguntar: o que eu ganho tendo boas atitudes com os clientes? A resposta é simples: grandes oportunidades! O vendedor que faz isso se diferencia no mercado, principalmente no mundo do varejo. Além disso, faz com que os consumidores retornem e comprem novamente. E não precisa fazer investimentos financeiros e nem gastar muito tempo de trabalho para colocar isso em prática.

Atitudes que fazem os clientes voltarem

Conhecimento de mercado

Como você passará informações seguras para o cliente sem conhecer sobre o produto? No momento da compra, o consumidor precisa acreditar que essa é a melhor opção. Conheça o mercado e pesquise o campo de atuação do negócio no qual você trabalha. Descubra em que é melhor que o concorrente e quais os diferenciais que o produto pode oferecer para as necessidades das pessoas.

Saiba quem é o seu público-alvo

Já se imaginou no lugar do seu cliente? Como gostaria de ser atendido? É importante conhecer o seu público-alvo e “falar a mesma língua” que ele. Se você trabalha em uma loja de eletrodomésticos, por exemplo, leia conteúdos de pessoas influenciadoras no mercado, frequente os sites que os seus clientes também estão. Analise cada atendimento e veja as questões comuns e as particularidades.

Com todas as informações necessárias para um bom atendimento é possível superar expectativas e antecipar as necessidades do cliente. Isso pode ser feito em diversas etapas de uma venda, desde o atendimento inicial e demonstração do produto até as opções de entrega do mesmo. Pequenas vantagens podem ser grandes fatores de decisão da compra.

Valorize o cliente

Não é todo cliente que efetua uma compra no primeiro contato. Por isso, é preciso ter paciência e determinação. Pense na jornada de compra da pessoa. Ela está dividida nas seguintes etapas:

- Aprendizado;

- Reconhecimento do problema;

- Consideração;

- Decisão;

- Encantamento.

No início, uma simples curiosidade pode chamar a atenção para um produto. À medida que ele reconhece que o seu produto é útil para atender suas necessidades, a chance de decisão é mais concreta. A forma de atendimento e o encantamento final são algumas das principais atitudes que fazem os clientes voltarem.

Reconheça os erros

Você errou? Admita! O erro foi do cliente? Faça de tudo para poder ajudá-lo. Transmita a sensação de preocupação da empresa por ele. Ações simples, em momentos difíceis, podem fidelizar o consumidor. Algumas atitudes que fazem os clientes voltarem podem acontecer nos momentos que menos esperamos.

Essas foram algumas dicas de atitudes que fazem os clientes voltarem. Você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe o seu comentário abaixo.