Como mudar de vida financeiramente? 4 dicas para vendedores

Como mudar de vida financeiramente

Mudar de vida financeira é o sonho de muitas pessoas. Contudo, apesar desse desejo, a maioria pensa que precisa de um acontecimento milagroso para que isso aconteça. A questão é que embora realmente seja difícil para um trabalhador médio ter uma vida financeira melhor, não é impossível.

Uma das primeiras coisas sobre a qual é preciso pensar é: o que é mudar de vida financeira? Qual a sua expectativa em relação a isso? Perguntas como essas são importantes para que seja possível ter uma percepção realista sobre o que seria esse desafio.

Por exemplo, se uma pessoa recebe um salário mínimo e pensa que mudar a vida financeira é juntar um milhão de reais, ela está escolhendo uma visão que a deixa muito distante da concretização. Diante disso, vamos começar a pensar sobre como mudar de vida financeiramente de maneira que esse desejo possa se tornar uma realidade.

1. Reveja suas expectativas do que é uma boa vida financeira

Uma boa vida financeira não quer dizer ser milionário. Você até pode ter um objetivo como esse, mas antes de estabelecer uma meta tão alta, é necessário repensar o que seria uma vida financeira saudável o suficiente para começar a buscar esse milhão. Tente adaptar sua visão do que é uma boa condição financeira à sua realidade do momento, pois isso irá te ajudar a entender como mudar de vida financeiramente de verdade.

2. Faça uma análise da sua atual situação financeira

Para que você possa realizar os próximos passos, é fundamental fazer o levantamento e análise da sua situação atual. Por exemplo: se você tem família ou é solteiro, se precisa ajudar alguém, se tem gastos com questões de saúde, se tem dívidas, quais são seus custos fundamentais de sobrevivência, quanto você recebe, dentre outras questões.

Seja detalhista, faça descrições, mas também apontamentos objetivos sobre como você geralmente gasta o seu dinheiro e coloque tudo no papel. Isso irá te ajudar a entender o que fazer a seguir.

3. Estabeleça metas e objetivos realistas

A mudança financeira se realiza por etapas. Por isso, para que você possa elaborar um plano sobre como mudar de vida financeiramente, é preciso definir algumas metas e objetivos. De acordo com as análises que você realizou antes, determine alguns lugares de chegada.

Pode ser, por exemplo, a eliminação de uma dívida, a aquisição de um bem, juntar alguma quantia em dinheiro. Escolha objetivos que estejam dentro da sua realidade, mas que ao mesmo tempo sejam capazes de te motivar.

4. Como mudar de vida financeiramente: partindo para ação!

Depois de ter realizado os passos anteriores, você será capaz de visualizar como mudar de vida financeiramente na prática. Pegue os objetivos e metas que definiu anteriormente e monte um plano de ação!

Nesse plano você deve identificar quais serão as medidas necessárias para alcançar cada objetivo e em quanto tempo. Para esse momento, use também planilhas que possam te ajudar a acompanhar o seu progresso.

Esses são quatro passos básicos sobre como mudar de vida financeiramente. Quanto mais você planejar, organizar e projetar a sua vida financeira, mais alcançará mudanças relevantes! Este artigo te ajudou? Deixe um comentário com a sua opinião!