Como ser um vendedor com alta performance

aprenda a ser um vendedor com alta performance

Antes de te contarmos como você poderá ser um vendedor com alta performance, temos uma pergunta: você sabe o que é ter uma alta performance? Existem muitas definições de qualidades positivas para um vendedor: um bom vendedor, um ótimo vendedor, vendedor proativo, vendedor produtivo, vendedor de sucesso. Cada uma dessas qualidades tem alguma particularidade.

No caso do vendedor de alta performance, ele acabará abraçando em si todos esses adjetivos. Por quê? Porque apresentar uma alta performance quer dizer ter bons resultados, bater e até superar metas, ter uma ótima relação com os clientes, ser criativo, íntegro e estável, isto é, apresentar essas qualidades em todas as suas ações cotidianamente e não de forma esporádica. Tudo isso terá como consequência o reconhecimento, que é uma das coisas que diferencia um bom vendedor de um vendedor de sucesso.

Pronto para fazer parte desse grupo? Vamos lá!

1. Desenvolva autonomia flexível em suas ações

Uma característica certa entre vendedores de alta performance é a autonomia. É preciso saber agir com independência e agilidade diante das mais diversas situações, sem ficar esperando por outras pessoas para decidir ou atuar diante daquilo que não exige um processo hierárquico. Contudo, é importante ficar atento para não passar por cima de ninguém nem das normas da empresa. Tenha bom senso e entenda a flexibilidade para atuar de forma autônoma e ter como retorno uma maior produtividade.

2. Cultive sempre a motivação interna

Você gosta de ser vendedor? É apaixonado por vendas? Se não, procure fazer algo que realmente goste, pois não é possível apresentar uma performance excelente fazendo algo sem automotivação. Agora, se você ama o que faz, mostre isso em cada ato seu! Contagie as pessoas com a sua motivação, fortaleça ela diariamente e isso também irá refletir em seus resultados.

3. Esteja sempre aberto a mudanças e melhorias

Um vendedor de alta performance tem consciência que ser bom em algo não é suficiente para ser excelente e que, por isso, sempre há algo novo a aprender ou aperfeiçoar. Além disso, sabemos, hoje em dia, que nada é estático. Todas as áreas estão em constante transformação e a área de vendas também. Dessa forma, buscar sempre se qualificar, se atualizar, aceitar conselhos de pessoas mais experientes e coisas afins fazem parte do caminho para o sucesso.

4. Seja honesto e responsável

Buscar estar entre os melhores nunca deve ser encarado como um vale-tudo. Particularmente na área comercial, atitudes irresponsáveis ou desonestas acabam retornando de forma negativa para o negócio, desde clientes insatisfeitos até questões legais mais graves. Portanto, atue sempre de forma correta e honesta, pois é a única via para uma performance realmente impecável.

5. Foque na perspectiva do outro

Quem lida com vendas, lida com pessoas e, no fim das contas, são elas que decidem o que vão fazer. Sendo assim, uma das principais funções do vendedor é mostrar como uma negociação entre eles seria benéfica. Para isso, ele precisa entender quem é o outro, o que ele realmente precisa, o que ele valoriza, porque ele está ali: é esse o material realmente precioso para vender.

Além dessas dicas, é importante ressaltar que um vendedor de alta performance jamais fica na zona de conforto. É preciso estar atento para identificar o momento certo de ousar, de mostrar o seu diferencial, de usar a criatividade e, a partir dessa oportunidade, subir mais alguns degraus. Essas dicas foram úteis para você? Deixe um comentário com a sua opinião.