3 dicas sobre como ter mais motivação para vendas!

Como ter motivação para vendas

Dentre as inúmeras técnicas para vender, por vezes, falta uma dica sobre um elemento fundamental: a motivação. A motivação tem muita relação com o estado emocional de uma pessoa e é capaz de influenciar tanto sua vida pessoal quanto sua vida profissional.

Para que você possa entender realmente como desenvolver essa característica em você, a motivação para vendas, a fim de vender mais e ter mais satisfação com o próprio trabalho, vamos começar esclarecendo sobre o que se trata essa característica tão comentada.

O que é motivação?

A origem da palavra motivação é a junção de motivo + ação, logo, diz respeito à capacidade de se movimentar em direção a alguma coisa. Ela é sempre uma competência individual, mas que pode se manifestar de modo que influencie outras pessoas.

A pessoa motivada é aquela que consegue sempre se manter focada e persistente em direção ao seu objetivo, mantendo o ânimo e a determinação mesmo diante de desafios, buscando retirar de todas as situações aprendizados ou fatores positivos. Não se trata de estar sempre feliz, amoroso ou amigável. Trata-se de se manter firme rumo à uma meta e criar estratégias e posturas que favoreçam o seu alcance.

Como ter mais motivação para vendas?

Agora que você já sabe o que é motivação, vamos tentar te ajudar com algumas dicas para desenvolver em você mais motivação para vendas.

1. Procure a motivação em você mesmo e não em fatores externos

A motivação é algo que funciona de dentro para fora. Ficar esperando que algo externo te motive é uma armadilha, pois como os acontecimentos que não dependem de você são imprevisíveis, a tendência é que sua vida fique entre altos e baixos quando aposta em algo assim.

Portanto, busque por um motivo, uma razão que faça com que cada atitude sua, cada experiência e desafio, valha a pena e tenha sentido. Isto é: você precisa ter um objetivo que te empurre para frente todos os dias.

2. Evite ser negativo ou ficar em contato com pessoas e fatos negativos

Pessoas negativas são aquelas que sempre estão reclamando ou apontando o lado ruim das coisas. Isso não quer dizer que não se possa criticar ou fazer uma análise realista dos fatos, a questão é a frequência e o modo com que isso é feito.

Os colegas que podem atrapalhar a sua motivação para vendas no ambiente de trabalho são aqueles que se queixam frequentemente sobre aspectos como: a empresa, a chefia, os clientes, os produtos, os colegas de trabalho, a economia e afins. Se não puder evitá-las, procure mudar de assunto quando estiver conversando com elas.

Quanto aos fatos negativos, por mais banal que pareça, seu maior inimigo é a televisão e seus noticiários cheios de notícias trágicas. Evite eles! Pergunte-se: o que é realmente essencial para que eu me mantenha informado? Busque apenas os meios que te ofereçam as informações que realmente importam. A internet está aí para isso!

3. Faça mudanças planejadas para encontrar mais motivação!

Às vezes, realmente, é preciso mudar alguma coisa na vida para se sentir mais motivado. Pode ser que algo não esteja bem e esteja te deixando deprimido, sem desejo de levantar da cama e tocar a vida para frente. O segredo é descobrir com certeza o que é isso antes de agir.

Algumas pessoas saem “chutando o balde” e acabam frustradas, porque apesar da mudança que realizaram, continuam se sentindo do mesmo jeito. Por isso, mudar é importante, mas antes se deve fazer uma análise aprofundada do que está te deixando desanimado e agir em cima disso!

Essas são algumas dicas para que você tenha mais motivação para vendas. Você deve ter percebido que elas não servem apenas para vender mais, mas para melhorar a própria qualidade de vida. Isso é porque quanto mais você estiver satisfeito com a sua vida de um modo geral, mais motivado se sentirá para o trabalho. Gostou dessas dicas? Você concorda com essas sugestões? Deixe um comentário com a sua opinião!