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Fidelizar clientes: Aprenda a negociar com cada perfil

Por Marcos Roberto Dias

Uma das principais qualidades de um vendedor deve ser a capacidade de negociação. Ela é fundamental para converter clientes, mas pode ser útil também para fidelizá-los. Dessa forma, diminui os custos, aumenta a frequência das vendas e ainda pode garantir que os produtos ou serviços sejam recomendados. Neste post, listamos alguns perfis com os quais o vendedor pode lidar para fidelizar clientes em seu dia a dia. Confira!

Negociando com clientes apressados

Todo vendedor conhece esse perfil de cliente. Eles vão direto ao ponto, sabendo do que precisam e do que podem pagar. Por isso, não tem muito tempo para apresentações demoradas e podem simplesmente aparecer e desaparecer do nada.

Dessa forma, para fidelizar clientes apressados, indique sempre o próximo passo a ser dado. Responda ao que ele está perguntando e já introduza o assunto da data de entrega ou informações que o faça entender que o produto ou serviço já é dele.

Negociando com clientes desconfiados

Esse tipo de cliente provavelmente nunca usou o seu serviço ou produto. Por isso, você deve ter um pouco mais de paciência e investir mais tempo nele. Não use termos ou jargões muito técnicos, pois ele pode ficar ainda mais perdido. Deixe todo o processo bem esclarecido, assim como as características do produto ou serviço que você vende.

Negociando com clientes simpáticos

Para fidelizar clientes simpáticos, o vendedor precisa de pouco esforço. Isso porque eles já fazem a metade do processo, que é procurar a empresa e facilitar todo o relacionamento. Escute tudo o que ele tem a dizer e não tente apressar a venda, mas também não prejudique o seu trabalho por causa disso. Se você o conquistar, no entanto, terá um cliente fiel e que com a mesma simpatia conseguirá indicar a sua empresa para outras pessoas.

Negociando com clientes indecisos

Esses talvez sejam um dos mais difíceis tipos de clientes para lidar. Analíticos, eles provavelmente já pesquisaram produtos e serviços de toda a concorrência, colocando cada um deles na ponta do lápis.

Por isso, para fidelizar clientes indecisos você precisa explicar as vantagens do seu serviço ou produto através de números ou fatos. Ofereça visões analíticas com as vantagens de comprar na sua empresa, e dê um pequeno empurrão para fechar a venda. Oferecer um brinde ou benefício por tempo limitado, por exemplo, é uma ótima ideia.

Negociando com clientes negociadores

Todo vendedor conhece aquele cliente que tenta tirar o máximo de vantagem financeira no momento da compra. Não interessa a ele se a sua margem de lucro vai embora ou se a empresa ficará no prejuízo: ele quer pagar o menor valor possível pelo serviço ou produto.

Para fidelizar clientes negociadores, dê valores “quebrados”, não arredondados, para que ele acredite que você realmente está alterando os custos finais na venda. Além disso, o valor suficiente para agradar as duas partes é aquele ligeiramente menor que o da concorrência. Dessa forma, ele ficará satisfeito e você ganhará um cliente fiel.

Essas são algumas dicas para fidelizar clientes por meio da negociação. Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Comente abaixo.