Saiba o perfil do vendedor que os clientes adoram

saiba qual o melhor perfil do vendedor para seu negócio

Como você já deve ter percebido em sua experiência, existem diferentes tipos de vendedores e alguns deles costumam ter mais sucesso com os clientes. É importante saber que esse magnetismo exercido por alguns vendedores nos clientes não é uma questão de sorte, mas tem a ver com o perfil do vendedor.

Neste texto você poderá conhecer alguns dos perfis de vendedores que são mais valorizados pelos clientes e entender quais dessas características você poderia desenvolver para ter mais sucesso com suas vendas.

Cultivadores de relacionamentos

Esse é o perfil do vendedor que sabe o valor das boas relações para as vendas. Ele cultiva o cliente lhe dedicando o tempo necessário, demonstrando interesse e esforço em atender ao que ele precisa e atuando como um mediador eficiente na relação do cliente com a empresa. A premissa de que o cliente deve estar em primeiro lugar é bem compreendida e aplicada por ele.

Suas principais características, geralmente, são:

– É um ótimo ouvinte, escuta o cliente e mergulha no que ele diz, oferecendo respostas assertivas.

– Tem empatia, isto é, sabe se colocar no lugar do cliente e “toma suas dores”.

– É simpático e carismático, interagindo com naturalidade e bom humor.

– Cria proximidade a partir de suas atitudes, fazendo com que o cliente se sinta “em casa”.

Solucionadores de problemas

O foco desses vendedores é resolver os problemas dos clientes. Eles atuam muito bem em situações de conflitos, com clientes insatisfeitos ou qualquer outra complicação. Sabem escutar e identificar, na fala do consumidor, qual é a real questão que o está incomodando e conseguem apresentar uma solução satisfatória para isso.

Eles são como “radares” de insatisfação, tomando para si a missão de resolvê-las. Além da ótima escuta, o perfil do vendedor solucionador de problemas apresenta características como:

– Equilíbrio emocional: não perde o controle diante de um cliente alterado.

– Assertividade: sabe exatamente quando e como intervir no diálogo com o cliente.

– Proatividade: tem a iniciativa de comunicar e providenciar com os setores necessários as medidas para solucionar o problema identificado.

Perfil do vendedor especialista

Não se deve confundir o perfil do vendedor especialista com o de um excessivamente técnico e racional. O especialista tem domínio do produto e serviço que vende, das ferramentas de vendas, conhecimento do cliente e do mercado. Ele é próximo de um empreendedor.

Seu diferencial é saber falar profundamente de todos os assuntos que interessam à venda, encantando o cliente e facilitando a negociação. Geralmente conseguem fazer isso com maior rapidez e agilidade, pois tem interesse em “partir para o próximo”. Suas principais características são:

– Amplo conhecimento de sua área de atuação em todos os aspectos: mercado, cliente, empresa, produto ou serviço, etc.

– Raciocínio estratégico: planeja e direciona suas atitudes sempre com o objetivo de fechar a venda.

– Formador de opinião: consegue convencer o cliente do valor do produto devido à solidez do argumento apresentado.

– Ousado: não tem medo de apresentar seus pontos de vista ou arriscar um pouco mais nas negociações diante de clientes mais resistentes.

Como você deve ter percebido, o perfil do vendedor que os clientes adoram é variável e cada um apresenta alguma característica marcante. É claro que existem outros e mesmo dentre os três que sugerimos existem variações.

Você se identifica com algum desses perfis? Se não, com qual teria maior facilidade para desenvolver características semelhantes e ter mais sucesso em suas vendas? Deixe seu relato nos comentários!