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Vendedor: Como resolver problemas do cliente

Por Marcos Roberto Dias

Toda empresa corre o risco de cometer erros e causar insatisfação aos clientes. O que faz toda a diferença, no entanto, é a forma de resolver esses problemas. Dependendo da estratégia, você pode reverter a situação e até criar oportunidades de negócios. Neste post, separamos algumas dicas para ajudar todo vendedor a lidar com situações conflituosas com clientes. Confira!

Jamais tente minimizar a situação

Um dos maiores erros que podem ser cometidos na relação com o cliente é não tratá-lo com a importância e a educação que ele merece. Não importa se o problema é muito grave ou simples de ser resolvido, ele deve ser solucionado com seriedade e profissionalismo. Ouça tudo o que o cliente tem a dizer. Dessa forma, você entenderá o problema e a razão da reclamação.

Seja um vendedor rápido

A rapidez na resolução de problemas mostra que a empresa, além de eficiente, se importa com a situação e está sempre disposta a apresentar uma solução. Por isso, mesmo que você ainda não possa agir de imediato, logo após ouvir tudo o que o cliente tem a dizer, deixe bem claro que a empresa já está tomando as medidas necessárias a partir daquele momento. Em algumas situações, a intenção de ajudar vale mais que a própria ajuda.

Mantenha a calma

É sempre difícil ouvir críticas e reclamações, ainda mais quando o cliente está nervoso e se sentindo lesado. Lembre-se, porém, que você representa a empresa na qual trabalha, por isso, tudo o que fizer será visto por ele como se fosse um padrão da companhia. Mantenha a calma e esteja sempre preparado para contornar situações difíceis. Procure não demonstrar irritação, explique quais as opções para resolver o problema e quais os próximos passos. Transmita confiança.

Acompanhe o caso de perto

Você nunca deve dizer ao cliente que vai resolver o problema e depois disso deixá-lo a cargo de outra pessoa. Quanto mais tempo se passar sem que o problema seja resolvido, maiores são as chances da situação  piorar e manchar a imagem da empresa. Acompanhe o caso de perto para ter a certeza de que ele está recebendo a atenção devida e mantenha o cliente informado.

Recupere o prejuízo

Todo problema pode ser revertido. A resolução pode servir como lição de aprendizado para a empresa, tanto para empregados como também para gestores. É possível também reparar o erro com o cliente, principalmente ao surpreendê-lo com rapidez e um bom suporte na hora de solucionar o problema dele. Ofereça descontos, condições exclusivas, brindes ou outras estratégias que possam funcionar muito bem na intenção de mostrar o interesse da empresa e do vendedor em se redimir. Com uma boa conversa é possível até criar oportunidades de negócio.

Essas são algumas dicas para todo vendedor resolver os problemas do cliente. Lembre-se que o cliente deve ser sempre tratado com respeito e atenção. Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Comente abaixo.