Você sabe vender para clientes insatisfeitos com a concorrência?

A insatisfação com os produtos ou serviços prestados por uma empresa é o motivo pelo qual muitos clientes estudam migrar para a concorrência. Essa é uma ótima oportunidade para um bom vendedor conseguir efetuar uma conversão de sucesso. Por isso, neste post, listamos algumas dicas para você vender para clientes insatisfeitos com a concorrência. Confira!

Monitore e identifique possíveis clientes

Não espere as pessoas baterem à sua porta para comprarem o produto ou serviço que você oferece. Um bom vendedor vai além e identifica um possível cliente antes mesmo dele demonstrar interesse em migrar de fornecedor. Redes sociais e canais especializados, como o Reclame Aqui, são locais onde consumidores se concentram para expor a insatisfação com o produto ou serviço que contrataram.

Esteja atento a quais pontos os clientes concentram as críticas, e a partir daí monte a sua estratégia.  Tendo em mente quem é o possível cliente e o motivo pelo qual ele está insatisfeito com a concorrência, entre em contato e o convide para uma conversa.

Ouça tudo o que o cliente tem a dizer

Antes de falar, ouça. É claro que se apresentar formalmente é indispensável, mas evite falar demais. Para vender para clientes insatisfeitos, é preciso dar a eles a oportunidade de desabafar, contar sobre a experiência que tiveram ou estão tendo.

Interromper o cliente neste processo é uma atitude quase proibida. Além de manifestar toda a sua insatisfação, ele está dizendo tudo o que você precisa fazer para que ele feche a venda com você. Guarde todas essas informações e concorde com o que ele disser.

Não fale mal do concorrente

Por uma questão ética, não é indicado falar mal da empresa concorrente. Deixe isso para o cliente, pois é ele quem está insatisfeito com o serviço ou produto adquirido e tem toda a razão de reclamar. Evite falar de outra empresa que não seja a que você trabalha.

Demonstre interesse em resolver o problema dele

Se você tratar o cliente apenas como uma oportunidade de venda e lucros, ele não ficará satisfeito com o serviço prestado por você. Demonstre interesse em resolver o problema dele e faça de tudo para conseguir. Isso quer dizer que nem sempre o produto ou serviço mais caro, que te dê uma comissão maior, é o ideal para ele. O ideal é aquilo que possa efetivamente agradar o cliente e suprir as necessidades dele.

Exponha o diferencial da sua empresa

Baseado em todas as informações que você já conseguiu coletar do cliente, chegou o momento de apresentar uma proposta tentadora. Vender para clientes insatisfeitos com a concorrência pode até se tornar uma tarefa fácil se você souber exatamente como abordá-lo. Mostre a ele todos os benefícios do seu serviço ou produto, mas vá além. Exponha o diferencial da sua empresa, aquele ponto em que ela se diferencia da má experiência que o cliente já teve.

Essas são algumas dicas para você vender para clientes insatisfeitos com a concorrência. Ficou com alguma dúvida? Comente abaixo.