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6 dicas para ter sucesso na abordagem de vendas

Por Marcos Roberto Dias

A abordagem de vendas é determinante para a concretização da negociação. Uma abordagem errada pode colocar tudo a perder, mesmo quando o cliente já tem intenção de comprar. Por isso, é importante que o vendedor amplie seus conhecimentos sobre o assunto e domine essa ação.

O seu sucesso está muito atrelado ao modo com que começa a interagir com o cliente. Listaremos a seguir algumas dicas para te ajudar com esse desafio!

1. Não seja óbvio na abordagem de vendas!

Não adianta abordar o cliente oferecendo informações que estão evidentes, como o preço do produto e características afins. Você precisa focar naquilo que está implícito no objeto de interesse do cliente e que responda a um problema que ele apresenta. Isso contribuirá para o fechamento da venda.

2. Tenha clareza sobre o diferencial da empresa em que trabalha

Você precisa conhecer muito bem o diferencial da empresa na qual trabalha, isto é, aquilo que a torna única. Isso faz muita diferença na abordagem de vendas. Esse poderá ser o fator determinante que fará o cliente comprar com você e não com a concorrência.

3. Saiba demonstrar como o seu produto ajudará o cliente

A aquisição de um produto está sempre relacionada à solução de um problema. Ao abordar o cliente você precisa entender quais são os seus principais problemas em questão. Dessa maneira, você conseguirá construir uma estratégia argumentativa que demonstre como o produto poderá ajudá-lo a lidar com esse problema.

4. Adapte a sua linguagem ao cliente

Falar como um robô não ajuda na abordagem de vendas. O cliente irá concluir imediatamente que você é um vendedor seguidor de roteiros e poderá dispensá-lo. O segredo é iniciar a conversa de uma maneira formal e escutar o cliente para captar suas características. A partir disso, procure adaptar a sua linguagem ao perfil dele.

5. Procure criar um vínculo emocional

O fator emocional influencia muito os comportamentos de compra e tomada de decisão. Sendo assim, para além das argumentações analíticas, você deve tentar estabelecer um elo com o cliente.

Tome cuidado para não forçar a barra e tente identificar algo que seja comum entre vocês. Pode ser desde um time de futebol a um problema semelhante, o importante é ser verdade. Isso irá conquistar a simpatia dele e facilitará a realização da venda.

6. Não seja pretensioso na abordagem de vendas!

Alguns vendedores confundem surpreender o cliente com uma solução que ele desconhece, com ser arrogante. Isso faz com que ele se sinta subestimado e crie resistência para uma possível negociação. Como vendedor você precisa se mostrar útil, solícito e conhecedor do que comercializa. Mas a demonstração ao cliente de como o produto poderá ajudá-lo deve ser sutil e, de preferência, parecer que veio dele.

Essas são as nossas dicas para te ajudar a ter mais sucesso na abordagem de vendas. Mas você não precisa parar por aqui, afinal, essa ação é determinante para os seus resultados. Você poderá conhecer um pouco mais sobre o assunto e outras dicas lendo também o artigo sobre as Melhores Técnicas para abordar o cliente!